Descrição do Projeto

A vida de uma cerveja não pasteurizada (conhecida no Brasil como Chopp), ou mesmo da cerveja pasteurizada (Draft Beer) depende de uma adequada limpeza e sanitização do barril.

 A ENGEMAQ possui o sistema semi-automático, descrito a seguir, e o sistema totalmente automático.

 * O sistema semi-automático é constituído de uma estrutura onde o barril que retorna do uso é disposto invertido, sem a necessidade de retirada da válvula, o que reduz em muito o esforço e tempo dispendido em equipamentos convencionais.

 * A seguir bomba sanitária é acionada injetando água potável industrial no barril para enxague da cerveja residual de seu interior. É então acionada a entrada de solução alcalina (soda) a 1%, em temperatura de 80º C, originária do tanque de solução de soda, aquecido por resistência elétrica controlada por indicador controlador de temperatura para remoção de algum resíduo ainda aderido ao barril. A solução retorna ao tanque de soda, e novo enxague é feito com água potável industrial. Passo seguinte, circula no barril solução a 0,5% de ácido peracético à temperatura ambiente, para assepsia microbiológica. A solução retorna ao tanque reservatório de peracético e o barril é pressurizado para expulsar qualquer resíduo do ácido e oxigênio oxidante da cerveja do seu interior. Limpo e sanitizado, o barril é retirado e encaminhado para a seção de envase imediato ou futuro.

Cliente





Projetos Relacionados